Direto ao ponto: 6 dicas para você, profissional maduro, avançar neste ano.
Avançar, em nosso contexto, significa evoluir, manter-se antenado, manter-se ativo e, principalmente estar com as suas atividades e com a sua empregabilidade ou “trabalhabilidade” (palavra inventada) em alta.
Vamos a elas?
1 – Nunca pare de aprender
Tanto na sua vida quanto na sua carreira, você já deve ter aprendido muito. Ou melhor, deve ter acumulado muito conhecimento.
Porém, a evolução do mundo nos impõe uma necessidade: aprender mais e mais rápido. Ou melhor, implementar o Lifelong Learning em sua vida.
Mas, o que isto significa? Significa a busca contínua, automotivada e voluntária por novos conhecimentos. E isto é importante porque, possivelmente, o que você aprendeu há mais de 10 anos talvez já não seja mais suficiente para assegurar seu emprego ou manter você como um profissional competitivo no mercado. É por isso que você precisa continuar se atualizando!
Então, mãos à obra:
- pesquise cursos e formações on-line e presenciais;
- observe que existem muitos bons cursos sem custo na internet; Harvard, Fiap, Google, Microsoft, Salesforce; Coursera, Hotmart etc. apenas para citar alguns exemplos oferecem cursos grátis com certificado;
- elabore um plano de aprendizagem onde deva constar quais cursos você deseja fazer;
- informe dentro do plano a data de início e de final de cada um destes cursos;
- transforme este plano em uma meta;
- execute o plano e atinja as metas.
2 – Assuma o protagonismo da sua carreira
O etarismo é, possivelmente, um dos três maiores preconceitos (depois do racismo e do sexismo) que existem atualmente.
Então, se você percebe que pode estar sofrendo este preconceito, você precisa se assumir e assumir o controle sobre a sua carreira e sobre a sua evolução profissional.
Prepare-se para que isso! Aprenda, se atualize, não reclame, aja proativamente para evitar surpresas desagradáveis, mantenha-se atualizado, faça networking, mantenha-se ativo, seja produtivo.
3 – Tenha um Plano A, B, C…
Há muitos anos ouvi que as pessoas terão várias carreiras – ou várias profissões – ao longo de sua vida profissional
Atualmente, esta frase poderia ser “Tenha várias carreiras – ou profissões – em paralelo ao longo da sua vida profissional.
Ou seja, não dependa de um único empregador ou de um único cliente ou de uma única atividade. Tenha um Plano A, um plano B e um Plano C correndo em paralelo.
Em outras palavras: tenha mais de um emprego; tenha mais de uma profissão; atue em mais de uma área; tenha mais de uma fonte de renda.
4 – Empreender é uma oportunidade
Complementando o item anterior, o empreendedorismo pode ser uma oportunidade. Porém, um ponto muito importante: você deve ter perfil para ser empreendedor.
Empreender não é fácil, principalmente para quem tem mais de 40 anos, tem emprego e acha que tem uma vida estabilizada. Este tipo de pessoa vai pensar: para que arriscar? Lembre-se de uma coisa: o melhor momento para arriscar ou para mudar é quando você está bem!
Um bom planejamento, uma sociedade, ou um hobby transformado em negócio podem ser boas formas de iniciar.
Mas, pense no médio e longo prazo. Pense no empreendedorismo como uma segunda carreira que poderá se transformar em uma primeira fonte de renda mais à frente. E trabalhe com motivação, resiliência, inteligência, foco e esforço.
5 – Recrie, reinvente, renasça
Se, como muitas pessoas, você não tem perfil ou não quer empreender, sem problemas. Busque investir tempo e dinheiro na busca de novas oportunidades de trabalho. Por exemplo: se você gostaria de ser professor, faça cursos, um mestrado ou estude o que é necessário para ser um professor na sua área profissional.
Uma boa dica é identificar o que, dentro de todo o seu conhecimento, pode ser recriado, reconvertido e transformado em um outro “produto”. Por exemplo, se você trabalha na área de compras e tem muito conhecimento sobre o processo de logística e de negociação, por que não criar e publicar conteúdo sobre isso? Ou criar um curso para vender online? Ou ainda criar um serviço de consultoria para pequenas empresas?
6 – Invista em você
Independentemente do seu estágio profissional neste momento, saiba que você precisará investir – tempo, recursos ou dinheiro – em você mesmo. A mudança ou a criação de um novo caminho profissional vai exigir isso.
O ponto de partida é fazer uma reflexão com algumas perguntas como:
- No que sou bom?
- O que faço melhor do que os outros?
- Quais conhecimentos posso compartilhar?
- Como expresso as minhas paixões?
- Quais os pontos a melhorar?
- O desenvolvimento profissional é prioritário para mim?
- As oportunidades que busco são alcançáveis?
- Quais as forças e fraquezas que tenho para implementar as mudanças que pretendo?
FINALIZANDO
Primeiramente observe que todas estas dicas têm foco no aprendizado, no conhecimento e no autodesenvolvimento.
Mas, a mensagem mais importante é: MOVIMENTE-SE!
Se Você quer buscar algo diferente, movimente-se. Não fique parado. Nada do que você fizer para criar um movimento vai ser inútil. Tudo o que você fizer vai ter uma validade e vai se transformar em aprendizado.
Então, movimente-se.
Assuma o controle da sua carreira.
E vamos em frente enfrentar o preconceito com o etarismo.
Observações:
Saiba mais em nossas outras publicações Sou Consultor Imobiliário e nas publicações sobre o mercado de trabalho para quem tem mais de 40 50 ou mais anos de idade. São conteúdos para quem está nestes grupos ou para quem tem interesse nestes grupos.
Este texto foi escrito em português do Brasil. As palavras entre aspas são usadas para descrever figuras de linguagem ou termos que podem ser considerados polêmicos por alguns indivíduos. Eles não representam nenhum preconceito ou posição sociopolítico, filosófico, religioso, econômico ou ideológico.diminuir o tamanho da letra para ser o texto final